quinta-feira, 12 de abril de 2007

Projeto Pegagógico da Disciplina
Centro Universitário São Camilo- Espírito SantoProjeto Pedagógico de Disciplina5º PeríodoI. DENTIFICAÇÃOCurso: Educação FísicaPeríodo: 5º períodoDisciplina: História da Educação FísicaCarga Horária Semestral: 40 h/a Semanal: 02 h/aII. EMENTAEstudo dos fatos históricos relativos à Educação Física e sua interatuação com as diversas manifestações da Cultura do Movimento no mundo e no Brasil, enfocando a Cultura do Movimento e sua evolução histórica nas sociedades humanas da atividade espontânea á sistematização de métodos e técnicas corporais. Análises e perspectivas de contextualização histórica da Educação Física contemporânea.III. OBJETIVO GERAL:Estudar e representar os fatos históricos relativos à Educação Física que se sucederam nas Instituições Militar, Escolar e Médica, estabelecendo relações com a Cultura do Movimento desde a Grécia Antiga ao período pós-moderno.IV. OBJETIVO ESPECÍFICO:Investigar os fatos históricos do campo da Educação Física a partir das áreas Militar, Escolar e Médica;Compreender a representação dos momentos históricos do campo da Educação Física em cada época específica;Refletir e debater a partir dos entendimentos dos pesquisadores da área, as múltiplas visões de como o corpo vem sendo mitificado ao longo dos anos;V. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:Unidade I –Descobrindo a Educação Física, primeiros passos;Por que estudar História da Educação Física;O corpo e seus conceitos no decorrer da Historia;O corpo e as suas representações na História;Exercícios ginásticos;Unidade II –História da Educação Física Escolar;História da Educação Física Militar;Interfaces entre História da Educação Física e Medicina;A Educação Física enquanto instrumento governamental;VI. METODO DE ENSINO:O método de ensino adotado partirá da realidade e da experiência de vida dos alunos;O caminho metodológico percorre do abstrato ao abstrato contextualizado em exemplos práticos e analisado em suas especificidades;O método de ensino consiste ainda em descodificar e recodificar as representações históricas do corpo;As aulas serão desenvolvidas a partir de exposições orais, apresentação de vídeos, vivências práticas e da interação constante dos alunos junto à disciplina.VII. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃOA avaliação será realizada através de provas, seminários, vivências práticas, bem como, da interação junto às atividades realizadas.VIII. BIBLIOGRAFIA BÁSICACASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 1994.COMPLEMENTARFERREIRA NETO, Amarílio. Pesquisa Histórica na Educação Física. vol.2. Aracruz, ES: Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz, 1998.___. Pesquisa Histórica na Educação Física. Aracruz, ES: vol.3. Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz, 1998.GEBARA, A. (et. alii). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1992.

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