sexta-feira, 13 de abril de 2007

trabalhos do grupo

Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo

Curso: Educação Física
Disciplina: Historia da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro de Castro





Questionário








Aluna do 5° período
Flórence Paschoal – 13717










Cachoeiro de Itapemirim – ES,

Fevereiro/2007
Respostas

1. Subi em árvores, correr com os amigos, brincar de pique (esconde, pega, alto, ajuda...), andar de bicicleta, brincar de queimada com os primos, jogar bola no meio dos meninos.
Segurança das ruas
Vontade própria
Tranqüilidade dos pais e confiança nos amigos mais velhos
Inquietação
Na rua, no quintal da vovó Zenita, na casa dos amigos e em casa mesmo. Matérias: bola, sucatas (lata, caixa de remédio vazia, litro de refrigerante puro).
Sim. Queimada e futebol (competitivo) e algumas brincadeiras efetuadas pelo professor, como piques e corridas.
Na verdade, nunca tive um professor que ensinasse as técnicas de algum esporte. Ele dividia as meninas para um lado e os meninos para outro. Dada queimada e futebol.
Sim. Porque as meninas nunca gostavam de jogar futebol e nem os meninos queimadas, mas isso já vinha da própria casa.
Sim. Roupas leves e de aulas práticas. As mulheres não podiam estar de saia e nem os homens de jeans.
Entrada: todos correndo até a hora da entrada. Recreio: os corpos continuam em movimentos rápidos (correndo). Saída: calmos, como se não tivéssemos corrido tanto.
Todos com muito respeito. Eram como se fossem autoridades dentro da escola.
> Andar de bicicleta, pois não consiga ficar parada, além me achar o máximo sabendo andar melhor que irmã que é mais velha que eu 4 anos
Proibida não. Só não eram feitas por ambos os sexos.







Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo


Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro de Castro







EXERCICIO AVALIATIVO






Aluna do 5º período:
Valquiria Silva Cardoso - 13708





Cachoeiro de Itapemirim
Fevereiro / 2007
Exercício de aprendizagem 02

1) Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades.
2) Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).
3) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.
4) Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?
5) As atividades eram separadas por sexo? Explique o porquê?
6) Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres?
7) Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?
8) Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?
9) Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.
10) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o por quê?
11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/
faça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.
Bom exercício!




Respostas:

1- As minhas atividades físicas, esportivas e de lazer foram: queimada, dono da rua, garrafão, vôlei, pique-pega (parede, alto, cola - americano), chuta a lata, pipa, iôiô, vai e vem, bola de godê, futebol, handebol, judô, pula-corda, elástico, bambolê, amarelinha
Distração
· Entretenimento
· Alegria
· Amizade

2- O local que efetuava as atividades era: na rua, quadra ( de areia e poli esportiva) , academia e escola.
E os materiais utilizados eram: bola, elástico, lata, giz, bola de godê, pedra, corda, arco,


3- Sim, pula corda, queimada, futebol, handebol, vôlei, pique, bambolê, amarelinha.


4- De 1ª a 4ª serie era a professora Gal ela gostava de ensinar queimada, vôlei e pula corda, amarelinha, bola ao túnel, e de 5ª a 8ª serie era a professora Nara ensinava vôlei, corrida, handebol, basquete, arremesso de peso, salto a distancia, corrida de revezamento, salto em altura e do 1º ao 4º ano do magistério era a professora Elizabeth ela ensinava vôlei, handebol, basquete e futsal.


5- Depende, pois até a 4ª serie todos interagiam juntos , da 5ª a 8ª série era separado por causa que tinha duas professoras e por causa da força dos meninos podiam machucar as meninas, e do 1º ao 4º ano de magistério eram todos juntos por que a maioria era mulher.


6- Sim, todos tinham que estar de camisa branca e bermuda branca, sendo que os meninos podia estar usando a camiseta regata ou a de manga. Mas depois veio o uniforme que tinha a camisa de educação física e a escolar ai facilitou para todos.



7- No momento da entrada todos tinham que fazer formação no pátio para esperar a professora sendo que era uma fila de menino e uma de menina tinha que ficar um atrás do outro e toda quarta-feira era dia do Hino Nacional onde todos tinham que se comportar e ficar com a mão no peito e cantando, no horário do recreio era uma fila de meninas e outras de meninos e a professora levada até o pátio e ao retorno para a sala de aula era formada outra fila e tinha que espera a professora, a hora da saída era feita pelo comportamento do aluno, pois aquele que terminasse a tarefa e ficasse quieto era o primeiro a sair e assim em diante.


8- Os alunos tinham que ir uniformizados ( blusa, bermuda, saia, meia e tênis), os alunos não podiam chagar atrasados, a saída fora do horário só com o bilhete dos pais, fazer prova fora da data marcada só com atestado medico ou com a presença dos responsáveis, na sala de aula só podia levantar com a autorização do professor, e perdia ponto no final do bimestre quem não apresentasse as tarefas de casa e de classe.



9- A atividade que mais me agradava era o handebol, queimada, amarelinha e elástico, por que dessas era a que me deixava mais alegre e eu tinha prazer de faze-las.


10- Não, pois a professora passava a atividade para todos participarem e nunca nos descriminando.


11- Catálogo:

MARCO TEMPORAL
ATIVIDADE
776
Primeiros Jogos Olímpicos
1494
Handebol
1500
Arco e Flecha
1600
Capoeira
1863
Futebol
1888
Vôlei
1868
Karate
1882
Judô
1918
Corrida “São Silvestre”
1930
Chicotinho Queimado/Adoleta
1940
Futsal “no Brasil”
1973
“Criado” O Curso de Licenciatura em Educação Física
1998
Tênis “Guga”
2002
Brasil Pentacampeão







CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO – ESPÍRITO SANTO



Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro








Exercício de Aprendizagem







Aluna do 5º período noturno:

Brígida Zambon Barbosa N°.13709









Cachoeiro de Itapemirim
Abril / 2007
Brígida Zambon Barbosa












Exercício de Aprendizagem






Trabalho avaliativo do curso de Educação Física do Centro Universitário São Camilo-ES, da disciplina História da Educação Física, com o Professor Marcelo Ribeiro.






Cachoeiro de Itapemirim
Abril / 2007

Exercício de aprendizagem

1)Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades. Praticava
2)Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).
3)Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.
4)Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?
5)As atividades eram separadas por sexo? Explique o porquê.
6)Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres?
7)Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?
8)Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?
9)Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.
10)Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o por que.
11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/
Faça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.






RESPOSTAS

1) Praticava muito futebol, voleibol, brincadeiras cantadas, amarelinha, queimada, dentre outras.
São atividades que permitem uma maior interação com outras crianças.

2) Em casa com os coleguinhas, no campo de futebol, na escola. Utilizava bola, corda, bambolê.

3) Sim. Na maioria das vezes era o futebol e o voleibol, ambos praticados em uma quadra poli esportiva e em campo de futebol, já que até a 8º série eu estudava no interior e não existia quadra então atividades eram realizadas no campo.
4) Tive vários professores, e todos tinham em comum a forma de passar as atividades que eram somente voleibol, handebol, basquete e futebol. Sempre foram aulas muito limitadas.

5) Dependia muito da atividade que o professor fosse passar. Em uma atividade em que havia um contato físico intenso como o basquete, por exemplo, o professor separava até para evitar certos constrangimentos durante as aulas.

6) Não. Eram realizadas com o próprio uniforme escolar.

7) Não havia nenhuma restrição, todos entravam juntos, no recreio a interação entre os alunos era total e na saída todos juntos, sempre havendo muito respeito um com o outro.

8) de forma muito simples, sempre mostrando, corrigindo algumas falhas, alguns atos inerentes cometidos pelos alunos.

9) Não tínhamos muitas opções, mas sempre gostei muito de futebol e voleibol, por gostar de praticar e permitia um contato maior com meus amigos.

10) Não.

11)
776 a.c – corrida de bigas
969 d. c – Primeiros Jogos de Cartas Surgem na China.
1874- Esgrima (como modalidade esportiva)
1889- Surgimento do voleibol.
1890- Levantamento de peso.
1896 – Primeiros Jogos Olímpicos Modernos, em Atenas.

Um comentário:

Prof. Marcelo Ribeiro de Castro disse...

Não encontrei os trabalhos dos demais alunos do grupo, o que aconteceu?

Aguardo resposta.